23 de julho de 2016

Curso técnico de Produção de Moda, do que se trata?

Olá queridos, estou de volta pra falar um pouquinho do meu curso a pedidos da Beatriz Dias do Sentimentos Apurados
Bom, o curso se trata de um curso técnico, portanto é "pouco" tempo de curso, são 3 períodos ao todo e eu já estou terminando o segundo, dando assim um total de 1 ano e meio de curso. Quem acompanha o meu blog deve saber que eu sou formara de Design de Moda, daí vocês devem estar se perguntando "então porque ta fazendo um curso técnico? Não era pra você ter feito isso antes de fazer a faculdade?", já ouvi essas perguntar milhares de vezes, e bom, a resposta é que o curso não existia antes de eu começar a faculdade, ele foi aberto na minha cidade recentemente, a minha turma será a primeira a se formar. E porque eu fui fazer o curso depois de terminar a faculdade? Porque eu acho que nunca é demais estudar, eu não estou trabalhando e trabalho é algo que está bem difícil de conseguir ultimamente, o curso é gratuito, então porque não fazer, não é mesmo? O curso é oferecido pelo governo, eu só tive que fazer a minha inscrição e torcer pra conseguir uma vaga.
Agora, voltando para o foco, o curso técnico de produção de moda tem sido algo bem produtivo pra mim. Aprendi o básico na faculdade e agora estou aprimorando a parte da Produção de Moda.
Mas afinal, o que um produtor de moda faz, Ethiene? O produtor de moda é aquela pessoa que fica encarregada de produzir todo o desfile, desde a passarela, qual o formato dela, o local, a trilha sonora, a ordem das modelos, contratar as modelos, contratar som e luzes, contratar decoração, etc. O produtor também é aquela pessoa que pensa em toda a produção dos catálogo e editoriais que vocês veem na Vogue sabe? É ele quem da a direção ao fotógrafo, quem fica ali por trás vendo se ta tudo perfeitinho, se não tem nenhuma roupa amassada e nenhum fio de cabelo atrapalhando na hora da foto, é aquele que tem que conseguir as roupas, acessórios, sapatos e cuidar pra que tudo seja devolvido em perfeito estado para as lojas...enfim, o produtor é uma peça muito importante no mundo da moda e cheio de responsabilidades.
E o que você aprende nesse curso? Tudo isso, aprendemos sobre fotografia, desenho, história da moda e da produção, marketing, como compor um look, como fazer um bom marketing virtual, como montar uma vitrine e muito mais.
Infelizmente, não me lembro das matérias que tive no semestre passado kkkk', mas vou deixar a lista das matérias que estou tendo nesse semestre e vou tentar explicar resumidamente, o que cada matéria tenta passar um pouquinho:
Composição de Looks: como o nome já diz, você aprende a compor looks, como montar um look, combinar peças para fazer um editorial ou um desfile.
Desenho de Moda: o produtor precisa aprender um pouquinho de tudo, porque afinal, ele acaba fazendo um pouquinho de tudo, então nós aprendemos a desenhar também.
Fotografia de Moda: essa é a aula que mais me agrada, é onde a gente estuda sobre os fotógrafos de moda e a parte mais interessante, são os trabalhos, onde a gente coloca na prática e fazemos editoriais, produzimos, tiramos as fotos, e tal. (futuramente eu irei postar um editorial feito pelo meu grupo pra um trabalho, ok?)
Laboratório de Criação: como eu disse, o produtor tem que saber de tudo e ser bem criativo pra saber como resolver problemas na hora em que a correria da moda está acontecendo, no laboratório de criação nós vemos de tudo, como criar estampa, como fazer um desfile, etc.
Marketing de Moda: aqui é onde a gente aprende como cativar o público e causar desejo, porque no final das contas a moda se resume nisso né? Desejo pelas roupas, pelas peças.
Vitrinismo: uma aulinha só sobre vitrines e como trabalhar com elas.
Produção de Moda: nessa aula nós também vemos de tudo um pouco, trabalhando a nossa criatividade.

Ficou um pouco confuso ou deu pra esclarecer dúvidas? kkk'. Espero ter conseguido explicar direitinho, mas basicamente, o curso todo anda juntinho, cada aula complementa a outra, as vezes a gente até fica perdido e nem sabe em que aula ta, porque as matérias acabam se encontrando muito. Pode até parecer um curso com bastante teoria, mas na verdade a gente só tem teoria na parte do marketing mesmo, praticamente toda semana temos vários trabalhos pra fazer, desde apresentações bobinhas de escola com slide e tal, até um editorial, produzir uma vitrine, ir em um estúdio de um fotógrafo profissional e trabalhar com ele...Enfim, posso falar sobre cada trabalho que eu tive nesse semestre com mais calma, dando ênfase em cada um e dizendo as dificuldades, porque foram muitas! Mas, sobre o curso, é isso aí, se tiverem mais algumas dúvidas, talvez eu tenha me esquecido de falar sobre mais alguma coisa, mas é só vocês me perguntarem nos comentários que eu responderei com prazer <3.

11 comentários:

  1. Ai, que post MARAVILHOSO! Eu ia fazer esse curso no início do ano, mas aí decidi fazer o pré-vestibular e não dá pra fazer os dois juntos porque aqui o curso é pago, então tive que escolher entre os dois, aí deixei pra depois :( mas cada vez que vejo mais sobre o curso fico com mais vontade de fazer e seu post esclareceu muitas dúvidas sim, obrigada! Logo que eu tiver a oportunidade vou fazer sim o curso <3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, espero que consiga fazer o curso logo, acho que pra quem gosta vale super a pena, é uma experiência maravilhosa e você aprende bastante na prática! E boa sorte no vestibular, já pensou que faculdade vai fazer?
      Fico feliz que tenha gostado do post e esclarecido dúvidas <3

      Excluir
  2. Adooooorei! Confesso que não tenho muito entendimento do assunto, mas tenho interesse! Antigamente tinha o desejo de cursas moda :3 mas hoje não é o que quero, mas ainda sim admiro muito!
    E gente, adorei o que um produtor de moda faaaaaz, sério, me imagino fazendo essas coisas heueheu Mas meu lugar é na frente de um computador mesmo hehehe enfim, adorei esse post :3
    Grande beijo!
    Sentimentos Apurados ☮
    Facebook
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que um dia você consiga fazer algum curso nessa área, é bem interessante e é muita prática! Faz a faculdade do seu interesse vai fazendo uns cursinhos avulsos de moda kkkk'.
      Ser um produtor de moda é maravilhoso, mas não sei se me vejo fazendo isso, eu gosto mais é da parte de fotografia mesmo <3

      Excluir
  3. Adorei as dicas. Tenho uma amiga que deseja seguir na área, vou indicar a sua postagem para ela. Será muito útil!!!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com ❥ Fanpage ❥ Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, indica mesmo, espero que ela goste também e que sirva pra esclarecer dúvidas dela! :)

      Excluir
  4. Meu juro que sonho ser formada em moda! Quero muito fazer moda, ja pesquisei a grade e achei as aulas bem legais mas meus pais não apoiam, fico muito desesperada.

    Beijos

    www.bymadada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa uma situação bem comum, tem muita gente que quer fazer moda e os pais não deixam, infelizmente...mas é aquela história né, você tem que fazer o que você quer, já vi gente fazendo a faculdade que os pais queriam e tiveram vários problemas de saúde por conta disso, muito estresse e tal...enfim, tenta conversar com eles sobre isso, quem sabe né? :(

      Excluir
  5. Eu realmente amo esse curso, desde meus 10 anos sou apaixonada por moda e meus pais sempre me apoiaram, só que outros gostos foram surgindo e eu acabei mudando de opção, mas sem dúvida é um ótimo curso. Boa sorte com os estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo curso mesmo, eu acabei caindo nessa área sem querer e acabei gostando <3

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir